Trabalhar com um calendário promocional ajuda o supermercadista a planejar melhor as datas sazonais que acontecem ao longo do ano. O que possibilita ampliar ainda mais as vendas nessas ocasiões. Por esse motivo, a edição impressa de SM do mês de novembro, que em breve chegará às suas mãos, aborda o tema na reportagem de capa. Nela, o varejista encontra dados de vendas, sugestões de produtos e ideias para por em prática nas principais datas. Mas, além das comemorações tratadas na revista, há outras que também podem gerar bons resultados para os super e hipermercados, como o carnaval e a primavera. Essas e outras datas você encontra com exclusividade nesta matéria do Portal SM.
E não pense que montar um calendário promocional é difícil. Na rede de supermercados Estrela, 5 lojas em São Paulo, a definição do calendário para o ano seguinte começa em dezembro. Uma equipe formada por representantes de cada filial se reúne para selecionar as datas e os produtos mais importantes. Segundo Marcelo Luís Nicoluci, um dos diretores da rede, a antecedência evita atropelos de última hora. Outra dica para evitar o problema é realizar apenas uma campanha por mês.
Já a rede Shibata, 10 lojas, prefere dar autonomia para que cada filial faça o seu próprio calendário. Segundo José Carlos Fernandes, gerente de uma das unidades, o perfil dos clientes muda de acordo com a região, uma vez que o supermercado está presente no litoral paulista e no Vale do Paraíba.
A Coop, por sua vez, garante bons resultados com acompanhamento trimestral das ações presentes no calendário. “Com isso, conseguimos saber se tudo está saindo como o programado. Caso alguma ação não esteja indo bem, uma equipe tenta ajustá-la para evitar prejuízos”, destaca Celso Furtado, gerente de marketing da cooperativa.
A Coop, por sua vez, garante bons resultados com acompanhamento trimestral das ações presentes no calendário. “Com isso, conseguimos saber se tudo está saindo como o programado. Caso alguma ação não esteja indo bem, uma equipe tenta ajustá-la para evitar prejuízos”, destaca Celso Furtado, gerente de marketing da cooperativa.
Confira a seguir as datas sazonais que a edição impressa de novembro não aborda:
Por Viviane Sousa -
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