quinta-feira, 12 de março de 2015

FICA A DICA:PERDAS E DESPERDICIOS HORTIFRUT


Como reduzir as perdas da seção de hortifrútis?
Estima-se que mais de 80% das perdas no hortifrútis ocorram durante a exposição, enquanto o restante acontece no transporte e na armazenagem.
Para diminuir as quebras na seção, o primeiro passo é adotar um controle rígido no recebimento das mercadorias. Lembre-se de que preservar a qualidade de um vegetal que chega em bom estado à loja é uma tarefa difícil, mas melhorar as condições de um produto que já está danificado é impossível.
Incentive a área comercial a trabalhar integrada com o setor operacional da loja. O departamento de passa a ter conhecimento sobre qualidade em hortifrútis, o que facilita a avaliação das frutas, verduras e legumes na hora da compra e do recebimento.
Em parceria com os demais funcionários, adote conceitos de manuseio mínimo dos hortifrútis.
As frutas, verduras e legumes são recobertos por uma espécie de cera natural, cuja função é proteger os vegetais contra a perda de água que ocorre naturalmente após a colheita.
Cada vez que o vegetal é manuseado, uma parte da cera é retirada e o alimento se degrada de forma mais acelerada. É indicado que na loja a mercadoria fique armazenada em um único lugar e de lá só saia para a exposição na área de vendas.
Utilize, sempre que possível, as caixas de papelão do transporte dos hortifrútis para fazer a exposição dos produtos. Dessa forma, evita-se que a mercadoria amasse e se deteriore rapidamente.
Quando não puder utilizar as caixas do transporte para a exposição, deve-se colocar os hortifrútis um a um nas vascas. Se o repositor despejar de uma só vez os vegetais nas bancas, avarias serão inevitáveis.
Nunca coloque um vegetal maduro ao lado de outro mais novo, esse último vai se deteriorar mais rápido. Isso acontece porque algumas espécies liberam mais gás etileno na medida em que amadurecem. O gás acelera a maturação dos vegetais que estiverem próximos.
Na exposição, opte por vascas que permitam arrumar os hortifrútis de forma horizontal ou diagonal. Uma das grandes causadoras de perdas no FLV é a exposição vertical, já que o empilhamento de grandes volumes de frutas, verduras e legumes comprime os vegetais que ficam por baixo e aumenta a sua temperatura, acelerando a deterioração.
E se o orçamento permitir, invista na climatização do setor. O mais adequado é que depósitos, estoques e áreas de vendas tenham ar condicionado com temperatura regulada entre 12 e 15 graus.
Quando um produto começa a encalhar nas bancas, adote ações para alavancar as vendas e evitar o prejuízo.
Faça exposição diferenciada para atrair a atenção do cliente e reforce a degustação do produto. Além disso, muitas frutas, legumes e verduras podem ser processados pelos supermercados a fim de reduzir as quebras.
Mas fique atento, hortifrútis picados ou cortados estragam mais rápido, por isso devem ser expostos preferencialmente em balcões refrigerados.
E nunca tente soluções caseiras para resolver a refrigeração: molhar os produtos diretamente, por exemplo, só vai promover o desenvolvimento de fungos e bactérias que levarão ao apodrecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário