segunda-feira, 23 de março de 2015

A importancia do Layout



A maioria dos supermercadistas não tem noção da importância do gerenciamento do espaço de área de vendas, ocupados pelas diversas categorias de produtos na loja. Muitos varejistas sequer conseguem detectar e avaliar a distorções que ocorrem na loja em relação aos espaços das categorias. 
Qualquer loja independente do tamanho oferece muitas oportunidades de melhorias relacionados ao gerenciamento de espaço da área de vendas. A maioria das lojas estão com sérios problemas de gestão de espaço de área de vendas.
Existe no mercado muitos produtos de uma mesma categoria, fazendo com que a maioria das lojas perca o bom senso com relação ao tamanho de espaço de área de venda, principalmente em pequenas lojas.
Algumas categorias estão com espaço super dimensionados enquanto outras de melhor valor agregado ficam expostas de forma tímida ou quando não estão nas prateleiras e sim no estoque. Existe no mercado alguns segmentos de produtos que por sua vez expostos por marcas tráz um melhor resultado pois expostos de forma agrupada (marcas) fortalece a parceria entre fornecedor e varejo facilitando as negociações. Exemplos: Iogurtes, pães industrializados, farináceos, biscoitos e outros.
Não é possível gerenciar categorias com um mix de produtos indefinido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário