Os alimentos para gatos crescem na casa de 20% ao ano. Saiba como aproveitar essa expansão e ganhar participação em relação à concorrência
Ração para gatos é uma categoria em pleno crescimento. Só nos supermercados, as vendas subiram 26,6%% em valor e 19,9% em volume no ano passado, comparadas a 2012. Os dados são da Nielsen e não chegam a surpreender. Afinal, já são 21,3 milhões de gatos de estimação no Brasil, 8,1% a mais do que em 2011. Apesar de mais numerosa 37,1 milhões , a população de cães domésticos cresceu apenas 4% no mesmo período, segundo a Nestlé Purina dona de cinco marcas, como Cat Chow e Friskies , com base em dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). No setor, já há quem acredite que, em um prazo de dez anos, a quantidade de felinos será equivalente à de cães.
Assim como os cachorros, os gatos ganharam importância na relação afetiva com seus donos. São tratados como membros da família ou amigos. Segundo a Abinpet, há até quem tenha começado a se interessar por eles ao saber que a presença dos gatos em casa traz benefícios à saúde. Como a mídia tem divulgado, pesquisas associam a relação com os pets a efeitos terapêuticos, como redução na incidência de doenças cardiovasculares, diminuição do estresse e melhora na autoestima. Um dos estudos mais recentes foi realizado pela Universidade de Hiroshima e mostrou ganhos até na capacidade de concentração.
Ração para gatos é uma categoria em pleno crescimento. Só nos supermercados, as vendas subiram 26,6%% em valor e 19,9% em volume no ano passado, comparadas a 2012. Os dados são da Nielsen e não chegam a surpreender. Afinal, já são 21,3 milhões de gatos de estimação no Brasil, 8,1% a mais do que em 2011. Apesar de mais numerosa 37,1 milhões , a população de cães domésticos cresceu apenas 4% no mesmo período, segundo a Nestlé Purina dona de cinco marcas, como Cat Chow e Friskies , com base em dados da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação). No setor, já há quem acredite que, em um prazo de dez anos, a quantidade de felinos será equivalente à de cães.
Assim como os cachorros, os gatos ganharam importância na relação afetiva com seus donos. São tratados como membros da família ou amigos. Segundo a Abinpet, há até quem tenha começado a se interessar por eles ao saber que a presença dos gatos em casa traz benefícios à saúde. Como a mídia tem divulgado, pesquisas associam a relação com os pets a efeitos terapêuticos, como redução na incidência de doenças cardiovasculares, diminuição do estresse e melhora na autoestima. Um dos estudos mais recentes foi realizado pela Universidade de Hiroshima e mostrou ganhos até na capacidade de concentração.
Mas, atualmente, os gatos levam vantagem. Como são menores e mais independentes do que outras espécies, tornaram-se a companhia ideal nos centros urbanos. "A verticalização das cidades e o aumento das horas trabalhadas têm favorecido a escolha pelos gatos", destaca José Edson Galvão de França, presidente executivo da Abinpet. Essa tendência de escolher os bichanos – ou cães de pequeno porte – já é muito forte nos Estados Unidos e na Europa. "Eles se adaptam bem aos apartamentos e não precisam passear. Encaixam-se no perfil das famílias modernas, com cada vez menos tempo livre", completa Eduardo Lima, gerente da categoria de alimento para gatos da fabricante Mars.
Dona de marcas como Whiskas, Kitekat e Dreamies, a Mars percebe que os donos estão mais conscientes sobre as necessidades dos gatos, oferecendo alimentos que, além de agradar ao paladar do animal, são nutritivos e ajudam no equilíbrio hídrico do organismo. Com isso, além da ração seca – versão que corresponde a 87% da produção da categoria –, alimentos úmidos e semiúmidos também são adquiridos como petiscos para variar a alimentação. Com cerca de 80% de água na composição, os alimentos úmidos apresentam expressivo aumento na procura. Além de palatáveis, podem ajudar na saúde dos gatos, já que muitos deles bebem pouca água, o que pode ocasionar problemas renais. Ter no sortimento todas as versões contribui para elevar as vendas da categoria. Uma novidade no portfólio da Mars é o Whiskas Jelly, que tem textura semelhante a uma gelatina, novidade no segmento na América Latina.
"Os super e hipermercados também devem reforçar na mente dos consumidores a praticidade, na correria de hoje, de ir a um único ponto de venda", lembra Lima, da Mars. Isso pode ser feito incentivando a compra por impulso desses segmentos menos populares do que as rações secas. "São itens de baixo desembolso e nos quais o consumidor não costuma comparar preços com lojas concorrentes, inclusive de pet shops", analisa Lima. Exposição mais agressiva, com displays e clip strip, pode ajudar
"Os super e hipermercados também devem reforçar na mente dos consumidores a praticidade, na correria de hoje, de ir a um único ponto de venda", lembra Lima, da Mars. Isso pode ser feito incentivando a compra por impulso desses segmentos menos populares do que as rações secas. "São itens de baixo desembolso e nos quais o consumidor não costuma comparar preços com lojas concorrentes, inclusive de pet shops", analisa Lima. Exposição mais agressiva, com displays e clip strip, pode ajudar
No interior paulista, duas redes têm investido em alimento para gatos. Com sede em Campinas, o Enxuto ampliou o mix de 108 SKUs em 2012 para 122 neste ano. O espaço destinado ao segmento também saltou de 20% para 40%.
como resultado, as vendas em valor cresceram 14,5% em 2013 e já somam alta de 20,5% neste ano, em relação a igual período do ano passado. Com sede em Bauru, a rede Confiança incrementou em cerca de 15% o sortimento para a espécie, incluindo principalmente versões úmidas e semiúmidas. Manter o mix atualizado tem ajudado o supermercado a concorrer com pet shops e casas agropecuárias, canais muito fortes na região.
O Carrefour, cujo portfólio inclui ração de marca própria e acessórios como casinhas e brinquedos, tem investido em campanhas. Neste ano, realizou duas edições da ação "Eu amo meu pet". Clientes que gastaram a partir de R$ 40 em alguns itens do segmento concorreram a um ano de ração grátis para seu bicho de estimação. A cada 100 cupons cadastrados, a rede doou R$ 50 para uma das 11 ONGs escolhidas em parceria com a apresentadora Luisa Mell, conhecida protetora dos animais.
Como presente, o Carrefour ofereceu aos consumidores uma foto customizada do animalzinho de estimação. Além da impressão gratuita, as imagens podiam ser compartilhadas no Facebook ou no Twitter por meio do site oficial da promoção. A empresa não divulga o resultado em vendas, mas é fato que iniciativas assim tornam a marca do supermercado mais presente na relação entre donos e seus bichos de estimação. Daí a ser lembrada nas próximas compras, é um pulo.
» 21,3 milhões é o número de gatos de estimação nas residências do Brasil
» 84,2 reais é o gasto médio mensal com produtos para gatos do segmento standard
Por Fernando Salles
Fonte: Abinpet
Por Fernando Salles
Fonte: Abinpet
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