segunda-feira, 10 de outubro de 2011
Azeite Gallo quer terceiro lugar no mercado mundial em 2013
Por Redação SM - 10/10/2011
A empresa Gallo, dona do azeite de mesmo nome, está investindo R$ 12 milhões para divulgar uma nova apresentação do produto, que é fabricado e envasado em Portugal. O azeite agora conta com uma nova embalagem mais escura e de vidro, que impede a oxidação do produto quando exposto ao sol. A empresa decidiu tomar essa iniciativa após reações e algumas reclamações de consumidores quanto a um "sabor estranho" do produto.
O Brasil representa 40% das vendas da Gallo, que faturou mais de € 120 milhões no mundo em 2010. Já Portugal responde por 30% do faturamento da marca, presente em 47 países. O crescimento no Brasil é fundamental para que a multinacional portuguesa saia do quinto para o terceiro lugar no ranking mundial dos azeites até 2013.
Segundo dados da Nielsen, o mercado de azeite movimentou R$ 830 milhões no País em 2010, com aumento de 12,5% das vendas em volume e 5% em valor. Além da preocupação com o bem-estar, o azeite é rico em ácidos graxos, que ajudam a manter a saúde do coração. As vendas da categoria foram puxadas pelo câmbio favorável, já que a grande maioria dos azeites é importada.
O País está longe de ser um dos maiores consumidores de azeite do mundo. Segundo Pedro Cruz, o consumo per capita nacional está em 250 miligramas de azeite por ano. Em Portugal e na Espanha, são sete e 11 quilos ao ano, respectivamente. Na Itália, são 14 quilos ao ano e, na Grécia, 21 quilos. Até os americanos consomem mais do que os brasileiros: um quilo ao ano por pessoa.
Fonte: Valor Econômico
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