segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

DICAS PARA SEU AÇOUGUE


Já faz um bom tempo que o açougue é um dos setores mais procurados e rentáveis dos supermercados, pois no Brasil, a carne é um produto de consumo quase diário e, assim como o pão e o leite, tem o poder de atrair clientes com grande frequência para as lojas.
Um bom açougue, dentro do varejo, exerce o papel de “gerador de tráfego de clientes”, ou seja, além de atrair para a compra de seus próprios produtos, favorece a aquisição de muitos produtos agregados.
Segundo Celso Armelin, consultor de resultados da Consultoria Armelin, um supermercado hoje sem um açougue, é como um corpo sem uma perna. “Ele é um órgão vital para a sobrevivência de sua loja”, afirma ele.
• Temperatura e prazo de validade dos produtos
Tenha sempre a atenção voltada para os prazos de validade quando receber seu produto. Certifique-se também que ele foi transportado em temperatura correta, especificada na embalagem. A temperatura exigida na embalagem do produto é crucial para a higiene, tanto nas salas de desossa, nas unidades de estocagem, ou na exposição ao cliente.
• Treinamento e capacitação dos funcionários
Os funcionários do açougue também precisam trabalhar em cima da higiene pessoal e dos equipamentos, que deve ser feita diariamente. É fundamental que todos estejam sempre com a barba feita, com os cabelos presos por toucas e com as unhas aparadas. Também é importante o uso de uniformes brancos e limpos, aventais de plásticos e outras exigências feitas por órgãos de fiscalização sanitária. Afinal, os açougues são locais propícios para a proliferação de fungos e bactérias, então todo cuidado é pouco.
• Água de qualidade
Outro fator importantíssimo dentro de um açougue de sucesso é a qualidade da água. Ela precisa ser potável ou bem tratada. A caixa d’água precisa ser lavada e desinfetada regulamente.
• Cuidados especiais com as dependências físicas
O local onde se localiza o açougue também precisa de cuidados especiais. As janelas precisam ter telas milimétricas, para proteger de moscas, e precisa ser dedetizada a cada três meses.
• Excelência no atendimento ao cliente
Hoje em dia, atendimento é tudo, pois quem é que gosta de ser mal atendido, em qualquer lugar? Um bom atendimento misturado a gentileza vende muito mais, afinal, o consumidor já não quer simplesmente entrar no estabelecimento, fazer suas compras e ir embora. Cada vez mais o cliente encara funcionário como um especialista naquilo que vende, e no açougue não é diferente, sendo assim ele sempre busca informações sobre o melhor tipo de carne, temperos, entre outros. Em vista disso, é fundamental que o atendente tenha consciência que seu bom atendimento garante a satisfação, tornando o cliente em um freguês fiel.
• Diversificação dos produtos
É extremamente importante que o funcionário do açougue tenha um vasto conhecimento sobre os produtos que ele comercializa dentro do supermercado. Geralmente, as carnes oferecidas são as de boi, frango e porco, porém, algumas lojas também oferecem carne de carneiro, peixe, coelho, rã, entre outros. Essas diversidades exigem do funcionário conhecimento ainda maior e específico sobre tipos de cortes, temperos, recheios, modo de preparo para venda, entre outras particularidades.

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