terça-feira, 7 de outubro de 2014

VAREJO NO SANGUE




O varejo é, possivelmente, uma das mais antigas atividades econômicas. Desde as primeiras lojas tradicionais de mercearias, armazéns com atendimento pessoal realizado em muitos casos pelo próprio dono até as grandes lojas internacionalizadas que se verificam atualmente, ocorreu uma grande transformação estrutural do varejo a nível mundial.
A partir destas transformações ocorridas, verifica-se o surgimento de vários problemas de gestão destas organizações, principalmente das pequenas e médias empresas, devido a pouca profissionalização da gestão e o alto nível concorrencial.
Além disso, o processo de vendas torna-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento destas organizações, pois é nela que se concentra o relacionamento entre os clientes e a empresa.
Desde a época pré-histórica o homem continua tendo a necessidade de trocar produtos. Se ele caçava um animal grande demais e ficava com excesso de carne em sua caverna, ele sabia que em pouco tempo essa carne iria se deteriorar. Mas, se encontrasse alguém que em vez de caçar, trabalhava com agricultura, e essa pessoa tinha em sua caverna também um excesso de frutas e vegetais, era proposta a troca. Então por interesse de ambas as partes acontecia a troca de produtos fazendo com que ambos tivessem suas necessidades satisfeitas.
Portanto, vender nada mais é do que trocar mercadorias por valores justos, com o objetivo de atender as necessidades de ambas as partes. Até hoje a definição é a mesma, o que mudou é o processo de troca, pois vem se tornando cada vez mais sofisticado e profissional. A necessidade de profissionais de vendas é o fator primordial para o crescimento de uma organização. O profissional de vendas é o elemento humano do composto de marketing responsável direto pela imagem da empresa junto ao consumidor, pela interação com os compradores individuais ou grupos de compradores, pela mensagem correta sobre o produto e pela flexibilidade de adaptar-se conforme transcorre a negociação.
A sociedade sabe da importância das vendas no seu contexto, porque as contribuições são muitas. Entre elas pode-se citar:
Importância para a economia: no sistema capitalista, as relações de troca são essenciais para a economia. Muitos produtos, por melhores que sejam não se vendem sozinhos, existe a necessidade da ação de vendas. Crescendo o volume de vendas todos se beneficiam com os resultados, pois cresce a produção, cresce o nível de emprego e de investimento e todos vivem melhor.
Melhor qualidade de vida: a ação de venda faz com que os consumidores tenham acesso a produtos que lhes tragam mais conforto. Novas tecnologias, novidades, aperfeiçoamentos, benefícios são o resultado de pesquisas e investimentos de empresas que estão preocupadas com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Fortalecimento da atividade empresarial: toda empresa, desde que é criada, é uma fonte geradora de custos. A principal, e muitas vezes única, fonte geradora de receita é o departamento de vendas. Uma empresa sem receita, não tem os recursos financeiros necessários para as despesas como também para a manutenção do quadro de funcionários.
Formação de profissionais de alto nível: o profissional de vendas, em geral, é uma pessoa que necessita de uma formação profissional muito mais aprimorada, pois a diversidade de clientes com que costuma relacionar-se, tornando-o um especialista em relações humanas, o que faz cm que o treinamento e a reciclagem sejam constantes durante sua carreira.
A concorrência está cada vez mais acirrada e as exigências dos consumidores estão cada vez mais sofisticadas, exigindo que as empresas coloquem no mercado melhores produtos. Os profissionais de vendas, por estarem em contato direto com os consumidores, passam a ser elementos importantes nos processos de troca, sendo um dos principais formadores da imagem da empresa junto ao mercado, ocupando assim lugar de maior destaque dentro da organização.
O profissional de vendas é hoje um profissional requisitado pelo mercado. Isto porque a busca e a retenção de clientes se transformaram em tarefas cada vez mais difíceis, tendo em vista a atuação forte da concorrência. Dessa forma, além da boa preparação acadêmica, este profissional deve estar preparado para enfrentar as mais diversas pressões, já que é um dos principais responsáveis pelos resultados das empresas. Além disso, é fundamental que ele esteja atento a tudo que se passa a sua volta, já que o seu principal foco de trabalho são as pessoas que compõem o mercado consumidor.
Nesse contexto de transformações, de incertezas, de crises e de aceleradas inovações, o ensino seqüencial é um espaço para a realização das possibilidades humanas. Vale dizer que, no Curso de Gestão de Varejo e Vendas, buscar-se-á preparar alunos para se transformarem em profissionais que tenham conhecimentos, habilidades e sabedoria (isto é, conhecimento apoiado em valores éticos) para enfrentarem esse novo tempo; que possam se inserir num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo; que exerçam liderança positiva; que resolvam problemas, ou melhor, que se antecipem a eles; que saibam se comunicar bem; enfim, que busquem padrões de excelência no seu desempenho como profissionais.

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