quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Rotatividade de Pessoal (turn-over) para supermercado





A Rotatividade de Pessoal (turn-over) é caro para o supermercado
É muito caro para a loja ter a rotatividade de pessoal como a gente vê acontecendo hoje em dia, pois a cada saída de funcionário, normalmente, segue de uma admissão de outro funcionário e este giro cria um custo alto de mão de obra.
Falar em rotatividade, falta de qualificação profissional, dificuldade para contratar, desmotivação dos funcionários, ineficiência dos líderes, baixos salários e tudo mais que reza a cartilha das catástrofes do setor supermercadista é chover no molhado.
Precisamos de atitude, é hora de abandonar as lamentações, as queixas servem somente para contaminar o ambiente de trabalho e reforçar a falta de esperança.
Dessa maneira, acho que necessitamos de um índice para medir percentualmente, num determinado período, as variações que ocorrem e que estatisticamente poderá nos fornecer informações de interesse da empresa.
Dos mais variados métodos, o gerente de loja pode optar por simplificar e trabalhar em conjunto com a sua equipe.
A rotatividade mensal poderá ser obtida pela seguinte fórmula:
(nº de afastamento x 100): média de empregados = % de rotatividade mensal
Exemplo: uma determinada loja que tem 20 funcionários e ocorreram 5 desligamentos, a rotatividade será:
(5 x 20): 20 = 5%.
Portanto, o percentual de 5% significa 5% afastaram-se num determinado período de sua loja.
Qual seria o custo de rotatividade de pessoal?
Somam-se:
Despesas de rescisão de contrato de trabalho;
Despesas de recrutamento;
Despesas de seleção;
Despesas de treinamento;
Despesas de adaptação;
Outras despesas variáveis (advogados, justiça do trabalho, etc.).
Para reduzir o índice de rotatividade de pessoal, devemos em primeiro lugar, pesquisar as principais causas que podem estar acontecendo internamente na empresa e através dela diagnosticar cada uma e finalmente atribuir uma solução.
Para detectar os respectivos problemas deve se adotar a “Ficha de Entrevista de Desligamento”. As informações serão sempre preciosas, capazes de identificar os problemas que norteiam na empresa.

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